Saiba como treinar o seu paladar e aprenda a degustar um café

homem executivo bebendo café

Saiba como treinar o seu paladar e aprenda a degustar um café

É possível aprender a identificar aromas, sabores e outras características da bebida. Confira algumas dicas para você apurar o seu paladar e desbravar um mundo de sensações.

Beber café é uma experiência maravilhosa. O cheirinho do café pode trazer  memórias afetivas. Sem contar que o aroma é indescritível e a sensação de prazer é enorme.

Se você é um amante da bebida e gostaria de treinar o paladar. Vamos dar dicas de como perceber todas as características presentes em um café.

Provavelmente você já deve ter notado em algumas embalagem de café a presença de itens como: este café contém notas de chocolate, especiarias, notas cítricas, presença de caramelo, por exemplo. 

Porém muitas vezes por não perceber essa nuances, você se pergunta se realmente esses itens foram adicionados à bebida.

Identificando aromas e sabores 

Durante a degustação é possível aprender a identificar os aromas e outras características da bebida. Você não precisa ser um especialista, um chef ou sommelier para desbravar novos sabores.  Mas é preciso ter paciência e treinar muito para apurar o paladar.

Você sabia que o café é extremamente aromática e contém mais substâncias olfativas que o vinho ou que o chocolate, depois de torrado.

Quando começamos a perceber essas diferenças em cada tipo de café, ao treinar o nosso sensorial, a experiência de tomar a bebida fica muito mais legal e rica. Passa-se, então, a apreciar o café.  

1) Por onde começar?

Vamos iniciar pelo olfato . O primeiro passo é sentir o aroma do café. Pegue sua xícara, e faça uma espécie de cabana com as mãos para concentrar os vapores da bebida, inspire bem e sinta o cheiro. Antes é preciso treinar a memória olfativa, sentir diferentes tipos de cheiros como florais, amendoim, chocolate, frutas, mel, para aumentar o repertório sensorial. 

Barista, na cozinha de uma cafeteria, com café na mão sentindo o aroma da bebida

Caso prefira existe um kit de aromas utilizado pelos baristas chamado Le Nez du Café. A caixa possui 36 aromas e vem com um  livro, ilustrado que descreve o grupo aromático de cada aroma, suas características odoríferas e sua presença nos cafés do mundo, bem como a arte do cultivo do café e torrefação. Ele vai  ajudar a treinar o sensorial. O kit custa em torno de 2.300 reais.

2) O segundo passo: Explorar o paladar

E a partir daí é sentir os sabores do café e tentar identificar esses aromas.  O ideal é que o primeiro gole não tenha açúcar. Adoçar a bebida não é errado, porém, quando se fala em treinar o paladar, é fundamental que não se mascare os sabores. Busque nas referências anteriores os aromas e sabores ao degustar o café.

Homem degustando um café

Você poderá perceber que alguns cafés parecem mais ácidos, mais amargos ou mais doces que outros. Ao deixar o café se espalhar pela boca, você irá sentir que diferentes partes da língua são ativadas. Tente prestar atenção qual local foi ativado, depois de engolir.

Por que isto? Cada parte da língua corresponde a um sabor, ou seja durante este processo diferentes áreas podem ser estimuladas. Caso o fundo da língua tenha sido estimulado, bem perto da garganta, isto quis dizer que o café é amargo. As laterais da língua, por sua vez, correspondem ao sabor ácido. E, ao sentir que a frente da língua foi ativada, ele é porque a bebida é  mais doce.

desenho de uma língua dividas por áreas de sabores: amargo, azedo, salgado, doce

Que tal treinar com os cafés da Baggio. Tanto a linha gourmet quanto a linha aromatizadas possuem notas especiais em cada um de seus produtos. Por exemplo o premiado café Bourbon, é possivel sentir um aroma de frutas secas. Já o Baggio café gourmet expresso pode-se apreciar um notas de floral. 

Não se frustre se não conseguir perceber nas primeiras tentativas. Lembre-se que é preciso muita prática para treinar o paladar. Veja em nosso site outros tipos de notas e aromas dos nossos cafés, e aprenda um pouco mais.