Torrefação do café: O que é, a sua importância e como é feita.

Torrefação de café: O que é, sua importância e como é feito?

A torrefação é uma das etapas mais importantes na produção do café. Muitas vezes questiona-se a qualidade do café pela procedência do grão, a fazenda de origem , a maneira de embalar, e esquecem de falar do processo de torra que o produto passa.  

É durante a torrefação que destaca-se as melhores características do produto: o sabor, aroma e a acidez de cada tipo de grão. O que interfere nessas características  e  suas  nuances  é a curva de torra do produto. Ou seja, quanto tempo o grão fica exposto em cada temperatura. Assim o mesmo grão de café poderá oferecer aspectos diferentes conforme o ponto de torra. 

Atualmente há no  Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) mais de 1.100 empresas registradas como torradeiras e moedoras de café. A grande quantidade de empresa que se destina à atividade propicia uma qualidade no processo devido à concorrência e competitividade.  

Como funciona a torrefação?

O processo dura de sete a quinze minutos,  e o tempo que vai determinar uma torra clara, média  ou escura. A temperatura dos grãos irá variar entre de 180°C  a 240°C.  

Por exemplo um café que fica exposto muito tempo à altas temperaturas pode ficar escuro demais, com muita acidez, um sabor forte e aroma não muito agradável. Por outro lado um café que seja submetido à uma exposição menor ao calor pode não conseguir extrair as propriedades do café. Desta forma é importante respeitar este período para que possa retirar as melhores propriedades. 

Máquina de torrefação

Imagem: Pixabay

Depois de passar pela torra, o café é retirado do torrador e colocado em temperatura ambiente ou em recipientes frios para que o processo da queima seja cessado. Algumas empresas borrifam água em pequenas quantidades e outras despejam café no sistema de ventilação. 

 A torrefação apresenta três fases: a pirólise, a caramelização e a finalização.

A torra de acordo com o tempo?

Imagem: http://buenavistacafe.com.br/

Sete minutos 

De acordo com especialista esse é o tempo mínimo para que o café seja considerado torrado. Dentro deste período de torrefação, o grão fica com um tom mais claro e sabores não tão intensos. 

Entre 9 a 11 minutos 

Quando o exposto entre 9 e 11 minutos de calor, o grão alcança o nível de uma torrefação média. O café fica mais encorpado e apresenta sabores interessantes nesta etapa. 

Até 13 minutos. 

Nesta etapa o produto apresenta uma coloração mais escura e o resultado é um sabor  e aroma mais intenso

Entre 13 a 15 minutos 

Quinze minutos é considerado o tempo máximo para uma torra de qualidade. O produto fica mais escuro e forte. Há um toque caramelizado, por conta do açúcar  que é liberado pelos grãos quando é aquecido.

Os diferentes tipos de torra

torra clara v2

Torra clara

Este processo preserva os óleos aromáticos (os grãos permanecem secos), o que proporciona um  café mais suave e com pouco amargor. A bebida fica menos encorpada apresentando mais acidez. É ideal para máquina de café espresso. 

Torra média

Nesta etapa destaca-se o ponto de equilíbrio entre  corpo, doçura, amargor e aroma. Aqui há um toque aveludado e acentuado. Neste tipo de torra é indicado os métodos coado como filtro de papel ou de pano na de café espresso. 

Torra escura

A torra mais escura deixa o café gourmet menos encorpado, o que pode confundí-lo com um café forte. Neste processo o produto fica com amargor e menos acidez. Os grãos mais torrados liberam mais óleos essenciais, o gão fica mais brilhante. 

Como fazer o processo de torra em casa?

Se você quer ter a experiência do processo de produção do café.  É possível fazer a torrefação do café em casa como antigamente, que era feito em fogão à lenha. O processo é simples. Vamos escrever o passoa a passo aqui para você acompanhar e colocar em prática. 

torra de café sendo feita de forma artesanal na penal de barro e fogo a lenha.

Primeiro é preciso comprar grãos de café cru, que você pode encontrar em lojas especializadas. Avalie bem o produto e sua origem. 

Depois pegue uma panela de pipoqueiro.Isso mesmo, aquelas panelas para fazer pipoca. Deixe em fogo médio e mexa bem os grãos por cerca de 10 minutos. 

Aqui fica uma dica. Quando ouvir pequenos estalos é sinal que os grãos já estão no ponto. 

Em seguida retire do fogo e coloque em um recipiente em temperatura ambiente, para que o calor dissipe rápidamente. 

Finalmente, é só moer de acordo com a técnica que preferir. Depois coe e delicie com um saboroso café totalmente fresco e produzido por você em casa.